terça-feira, 21 de abril de 2015

RODAS RAIADAS X RODAS DE LIGA LEVE

Conversando com um amigo, ele me questionou, sobre o por que das motos trail em sua grande maioria utilizarem rodas raiadas. E de cara eu fiquei meio na dúvida, mas chegamos no consenso que deveria ser por causa do menor peso e da facilidade de se consertar empenos.


Não estava totalmente errado, mas a principal vantagem das rodas raiadas é a sua resistência a impactos. Por isso, motos com vocação off-road as utilizam.

As rodas raiadas são mais resistentes porque elas são mais flexíveis. Num grande impacto elas torcem mais, podem até perder um ou dois raios com a pancada, mas continuam relativamente íntegras. As rodas de liga leve podem quebrar ou empenar.


As rodas de liga, teoricamente deveriam ser mais leves que as rodas raiadas, mas não é o que normalmente acontece. Costumam ser mais pesadas e esse peso está no lugar mais prejudicial para a suspensão porque é chamada de "massa não suspensa".

As rodas de liga tem vantagem em relação a manutenção que é quase nula. Não precisa ficar apertando raios, são mais bonitas por permitirem design variado, supostamente devem ser mais leves, aceitam pneus sem câmara sem maiores complicações.

Em relação ao uso de pneus sem câmara, já existem rodas raiadas que permitem o uso deste. Os raios são presos a roda num friso que corre por dentro do aro, sem contato com a parte do aro que acomodará o pneu. A Super Ténéré por exemplo, usa esse tipo de roda.


O uso de pneu sem câmara pode transmitir uma segurança maior, mas não quer dizer que pneus com câmara sejam de todo ruim, mas vou deixar esse assunto para um próximo post.

8 comentários:

  1. Muito bom o post, e bem esclarecedor!!!!

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  2. Você poderia me informa uma roda de liga leve que de para por na Shadow.
    Me disseram que da Hornet serve .
    Procedi ?

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    1. Amigão, não sei te falar se a da Hornet serve. Mas você pode procurar uma oficina de customização que faça a roda pra você. Esse link é de uma. Não conheço o trampo dos caras (achei o site numa rápida pesquisa no google), mas não custa nada trocar uma ideia.

      http://easyraiders.com.br/site/pecas-e-acessorios/pneus-rodas-e-disco-de-freio/

      Espero que ajude!

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  3. Eu gostaria q fosse feita uma postagem sobre qualidade, na verdade vantagens de pneus. Qual a vantagem de ao invés de por um Metzler de quase 300 por um anekenn de 600? O dobro ele não dura.

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    1. Se um dia eu usar outro tipo de pneu, pode ser que eu deixe aqui as minhas impressões. Por hora, continuamos com o Metzeler mesmo.
      Abraço!

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  4. Bom dia, preciso consertar uma roda dianteira raiada da da minha GS 1250, sera que compensa quanto ficaria o conserto

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    1. Caceta!!!
      Amigão, não sei te falar. Tenta procurar uma oficina de customização ou algum torneiro. Vai depender muito do tipo de serviço que precisa ser feito.
      Boa sorte!

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