quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TESTE - VELA IRIDIUM + CABO IBOOSTER F1 #01

Como a vela da minha moto já estava na hora da troca, optei por colocar uma vela de iridium (modelo DR8EIX - NGK). Essa vela tem como principal vantagem sobre a comum a durabilidade (cerca de 5x mais) e uma queima mais apurada. Fora isso, a mudança no comportamento da moto vai ser mínima. Tem gente que fala que só com a troca de vela a moto ganha alguns CVs, a velocidade final aumenta e por ai vai... Esse tipo de vela proporciona uma melhor queima do combustível. Agora, isso aliado a um sistema de injeção (ou carbura) bem regulado, filtro de ar limpo e combustível de qualidade a moto com certeza vai ter um melhor rendimento, uma resposta mais rápida e uma melhora na autonomia. Mas com a vela comum isso iria se manter, talvez alguma diferença na partida, consumo e retomadas, mas nada gritante. Se você quer melhorar a performance tem que fazer uma troca completa (vela, filtro de ar, escapamento e por ai vai) ou então troque de moto porque também não existe milagre.

Pesquisando na internet para comprar, achei esse kit com a vela e esse cabo que "promete" uma gama de melhorias, desde melhora na autonomia até ganho de potência. Quanto ao cabo, depois de ler muito e ver todo o tipo de comentário (contra e a favor) acabei comprando ele (para testar) junto com a vela. Lógico que não acredito que ele vá cumprir tudo o que foi prometido. É o mesmo caso da vela. Pode até ter uma melhora na autonomia e na resposta do acelerador, mas nada significativo.


Além da troca de vela, tenho que fazer uma revisão geral na moto (regular o comando de válvulas, limpar o corpo de injeção, trocar filtro de ar e ect) então aproveitei para fazer um teste durante uma semana antes da revisão para poder comparar depois.

Vou fazer os testes de três formas:

1-Trocar somente a vela.
Expectativa: Leve aumento de torque em baixa e média rotação, melhora nas retomadas, leve aumento na autonomia, comportamento normal em alta e top speed de fábrica.

2-Colocar o cabo iBooster entre o cabo original e o cachimbo (é o que o fabricante do cabo recomenda, salvo observação da instrução 5).


Expectativa: A mesma do item 1 porém, esse aumento no tamanho do cabo (já que eu não vou cortar o original) pode aumentar a resistência e fazer com que a bobina tenha que gerar uma carga maior e consequentemente não vou ter o rendimento esperado.

3-Retirar o cabo original e colocar o iBooster direto na bobina.
Expectativa: Para falar a verdade ainda nem sei se tem como retirar o cabo original da bobina sem causar algum dano (ainda vou trocar ideia com alguém sobre isso). Mas se conseguir espero ter um resultado melhor que o item 1, senão esse cabo de nada vale e o que vai dar algum resultado realmente é só a troca da vela.

Semana que vem posto o resultado de cada um dos testes. Vamos ver o que vai dar

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