Barbados - Cara, eu nunca tinha escutado ninguém falar sobre a marca, acabei encontrando por acaso. Há quanto tempo a Motto Custom está no mercado?
Motto - Comecei fazendo algumas peças pra uso pessoal com base de capacetes antigos há 2 anos. Como marca Motto Custom há aproximadamente 1 ano!
Barbados - Onde e como você verificou essa oportunidade de negócio aqui no Brasil?
Motto - Na verdade começou por uma necessidade em se encontrar um produto que me atendesse pessoalmente. Sempre gostei muito dos Bell Custom, porém era difícil achar variedade de tamanhos e modelos no Brasil, e uma particularidade da qual eu não gostava era seu aspecto “peru da sadia" na cabeça. Procurava também por um capacete fechado com cara dos anos 70, foi então que achei entre os antigos um Bell Star 1975, um Nolan N12 1982. Reformei eles porém, ambos ficaram muito grandes, anunciei nos grupos de internet e vendi o Bell em 2 horas. Nesse momento despertou em mim a oportunidade que poderia me render algum dinheiro, mas como hobby e não como business.
Casco original
Barbados - Os capacetes que você produz são inspirados em alguns modelos que marcaram época. De onde veio essa ideia?
Motto - Nossos capacetes são uma mescla de vários cascos antigos que originou um casco próprio. Todos tem a mesma base de casco que é um casco nosso desenvolvido a partir de 2 ou 3 cascos antigos, a partir dai alteramos a “queixeira” para a diversidade dos modelos.
O Motto Star que faz lembrar os capacetes de corrida dos anos 70 é inspirado no Bell Star porém o desenho é nosso.
Motto Star
O Motto Bandit é inspirado nos Simpsons dos anos 70/80, muito usado em corridas de dragsters, porém novamente foi desenhado a partir de fotos com várias referencias além dos Simpsons.
Motto Bandit
E o Motto 3 Inspirado no Bell Moto 3 da década de 70/80 usado para motocross, esse particularmente foi usado um Moto 3 original para tirar somente a copia do queixo, e posteriormente adaptado a parte traseira do nosso casco.
Motto 3
Barbados - A Motto Custom tem algum modelo exclusivo? Tem possibilidade de fabricar sob medida ou solicitar um acabamento diferenciado?
Motto - Eventualmente criamos algo diferente, até como teste de mercado, utilizando a nossa base que é sempre a mesma, com exceção do nosso modelo aberto que e um casco a parte.
Criar algo totalmente personalizado, incluindo o casco é complexo, pois demanda tempo e custo. Mudanças nas entradas de ar e outras particularidades nós já fazemos, já algo totalmente novo tem de ser avaliado! Quanto a pinturas e acabamentos, tudo dentro da viabilidade tentamos executar.
Barbados - Além dos capacetes, a Motto Custom tem algum outro produto?
Motto - Temos T-shirts, bonés, luvas e capacetes. Nossas luvas são inspiradas nas “worker gloves” usadas nos EUA. São fabricadas em couro de carneiro e tem as costuras dos dedos para o lado de fora, com isso conseguimos uma luva mais justa nos dedos, sem aquele aspecto de luva de goleiro, e sem incomodar em longos trechos de pilotagem. Estamos agora desenvolvendo um couro hidrofugado, resistente a água, couro com estampa, e modelos que mesclam couro e jeans e couro e brim. Temos uma demanda muito grande no exterior por essas luvas pois as mesmas são diferentes de tudo que há no mercado, com sua gama de cores e o detalhe das costuras que geram maior conforto. Novamente as luvas foram desenvolvidas a partir da busca no mercado de algo semelhante para uso pessoal.
Motto - Eventualmente criamos algo diferente, até como teste de mercado, utilizando a nossa base que é sempre a mesma, com exceção do nosso modelo aberto que e um casco a parte.
Mini Motto
Criar algo totalmente personalizado, incluindo o casco é complexo, pois demanda tempo e custo. Mudanças nas entradas de ar e outras particularidades nós já fazemos, já algo totalmente novo tem de ser avaliado! Quanto a pinturas e acabamentos, tudo dentro da viabilidade tentamos executar.
Barbados - Além dos capacetes, a Motto Custom tem algum outro produto?
Motto - Temos T-shirts, bonés, luvas e capacetes. Nossas luvas são inspiradas nas “worker gloves” usadas nos EUA. São fabricadas em couro de carneiro e tem as costuras dos dedos para o lado de fora, com isso conseguimos uma luva mais justa nos dedos, sem aquele aspecto de luva de goleiro, e sem incomodar em longos trechos de pilotagem. Estamos agora desenvolvendo um couro hidrofugado, resistente a água, couro com estampa, e modelos que mesclam couro e jeans e couro e brim. Temos uma demanda muito grande no exterior por essas luvas pois as mesmas são diferentes de tudo que há no mercado, com sua gama de cores e o detalhe das costuras que geram maior conforto. Novamente as luvas foram desenvolvidas a partir da busca no mercado de algo semelhante para uso pessoal.
Luvas Olschool
Outros produtos que temos pilotos e que serão lançado em breve, jaquetas e coletes jeans de 14.8oz e camisa jeans de 9oz com elastano no black jeans e no blue jeans e uma mochila!
Barbados - Eles possuem certificação do Inmetro? Se ainda não possuem, você tem alguma intenção de conseguir a certificação?
Motto - Os nossos capacetes tem um tamanho muito reduzido, são bem “slim” e justos a cabeça, mantendo esse formato fica quase impossível as certificações nos padrões de exigência de hoje, apesar de serem feitos em fibra de vidro! Além disso o investimento é altíssimo para adequação a certificação, chegando em média de 500 mil reais por modelo.
Para um investimento desse tamanho teríamos de ter uma produção industrial, o que contraria o nosso propósito de ser um produto 100% nacional e 100% handmade, além da questão dos tamanhos reduzidos que acredito ser o nosso maior atrativo. Mesmo assim acredito que futuramente não teremos escolha a não ser industrializar e certificar os produtos.
Barbados - Em relação a segurança, você indica o uso dele em rodovia?
Motto - Por não se tratar de um capacete homologado, nós não indicamos o seu uso em estradas. Mas por exemplo um capacete fechado não homologado pode proteger mais do que um aberto homologado dependendo da queda.
Barbados - Outra coisa que quero saber é se tem alguma garantia contra defeito de fabricação, ou algum eventual problema?
Motto - Sim. Todos os capacetes que apresentaram algum problema até hoje(o que por sinal é baixíssimo) foram devidamente solucionados.
Barbados - Fale um pouco sobre o seu processo de produção. É tudo feito artesanalmente?
Motto - O primeiro molde foi criado utilizando 3 cascos antigos, fazendo modificações, e assim chegamos a ideia do que queríamos, a partir dai foi feito um molde que serviu de base para os outros modelos, trocando somente a parte frontal ou “queixeira”, e assim fazendo outros moldes.
Fibra de vidro laminada
Depois de laminados em fibra de vidro por um profissional outro profissional faz a parte de acabamento, cortes, furos, lixamento e preparação para a pintura, ai e a vez do pintor, e posteriormente outro profissional faz a parte de forração, e por ultimo damos o toque final com uma boa encerada, colocação de adesivos, saquinho, embalagem, e por fim, a agencia dos correios envia um funcionário para buscar e postar nos correios.
Barbados - Quantas pessoas estão envolvidas durante a produção?
Todo o processo é manual, acredito que ao todo diretamente ao processo temos, 2 fibreiros, 1 preparador, 2 pintores, 1 costureira, 1 forrador, 1 pessoa pra dar o acabamento final e embalar e mais o funcionário do correio que busca as encomendas!
Barbados - Qual o tempo médio de produção do capacete?
Motto - Como o trabalho é totalmente manual pode ser um pouco demorado. Dependemos exclusivamente de mão de obra, sendo assim, feriados atrapalham, uma pintura mais complexa pode ser mais demorada, muitas das vezes as artes mais complexas necessitam ser pintadas mais de uma vez, algum acidente no percurso, arranhão, queda, etc. Uma encomenda muito grande de lojista, problemas pessoais com os prestadores de serviço, entre vários outros fatores podem levar a atrasos. Correio para as regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil são bem demorados. Estamos em uma cidade interiorana do sudeste, pode ocorrer de não termos a matéria prima disponível, enfim, uma série de fatores podem levar a uma demora maior que o esperado, eventualmente entregamos antes do combinado, mas pedimos 30 dias de produção em média.
Barbados - Pra finalizar, se alguns dos nossos leitores de interessar pelos capacetes da Motto Custom, como eles fazem para estar adquirindo?
Motto - Temos o nosso site pronto, porem não estamos no ar ainda pois não conseguimos manter um mínimo de peças em estoque devido a demanda. Por enquanto estamos atendendo pelas redes sociais (Instagram e Facebook) e pelo email mottocustom@gmail.com.
Gostaria de agradecer o Humberto pelo bate-papo e parabenizar todos os envolvidos no processo de produção dos capacetes pelo ótimo trabalho.
Porém tem uma coisa que eu não posso deixar comentar. Por se tratar de capacetes que não são homologados e não foram testados de acordo com as normas de segurança exigidas pela nossa legislação, o que também não quer dizer muita coisa, já que tem tanto capacete porcaria com selo do Inmetro por ai, mas ainda assim como o pessoal da Motto Custom já recomenda eu pensaria um pouco antes de sair com ele para uma longa viagem por exemplo. Acho que num rolezinho na cidade não teria tanto receio. E para que fique claro o que eu estou dizendo, só porque eles não foram testados ainda não quer dizer que não irão passar (e nem que serão aprovados) nos testes de segurança, e como foi dito na entrevista o investimento nesse caso é altíssimo.
Então cabe a você usuário a decisão de utilizar ou não este produto (por conta e risco de quem compra). Como nunca utilizei esse capacete e nem tenho um em mãos, não tem como dar uma opinião melhor sobre o assunto. Mas pelo que vi na internet eles atendem super bem e seus usuários estão satisfeitos no que diz respeito a estética e acabamento, mas no quesito segurança (como disse antes, por não ser homologado) vai de cada um.
O capacete é uma das poucas proteções que nos temos, então acho que deve ser dada a devida atenção nesse quesito, e que cada um saiba ponderar o que acha mais importante.
Barbados - Quantas pessoas estão envolvidas durante a produção?
Todo o processo é manual, acredito que ao todo diretamente ao processo temos, 2 fibreiros, 1 preparador, 2 pintores, 1 costureira, 1 forrador, 1 pessoa pra dar o acabamento final e embalar e mais o funcionário do correio que busca as encomendas!
Barbados - Qual o tempo médio de produção do capacete?
Motto - Como o trabalho é totalmente manual pode ser um pouco demorado. Dependemos exclusivamente de mão de obra, sendo assim, feriados atrapalham, uma pintura mais complexa pode ser mais demorada, muitas das vezes as artes mais complexas necessitam ser pintadas mais de uma vez, algum acidente no percurso, arranhão, queda, etc. Uma encomenda muito grande de lojista, problemas pessoais com os prestadores de serviço, entre vários outros fatores podem levar a atrasos. Correio para as regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil são bem demorados. Estamos em uma cidade interiorana do sudeste, pode ocorrer de não termos a matéria prima disponível, enfim, uma série de fatores podem levar a uma demora maior que o esperado, eventualmente entregamos antes do combinado, mas pedimos 30 dias de produção em média.
Barbados - Pra finalizar, se alguns dos nossos leitores de interessar pelos capacetes da Motto Custom, como eles fazem para estar adquirindo?
Motto - Temos o nosso site pronto, porem não estamos no ar ainda pois não conseguimos manter um mínimo de peças em estoque devido a demanda. Por enquanto estamos atendendo pelas redes sociais (Instagram e Facebook) e pelo email mottocustom@gmail.com.
Gostaria de agradecer o Humberto pelo bate-papo e parabenizar todos os envolvidos no processo de produção dos capacetes pelo ótimo trabalho.
Porém tem uma coisa que eu não posso deixar comentar. Por se tratar de capacetes que não são homologados e não foram testados de acordo com as normas de segurança exigidas pela nossa legislação, o que também não quer dizer muita coisa, já que tem tanto capacete porcaria com selo do Inmetro por ai, mas ainda assim como o pessoal da Motto Custom já recomenda eu pensaria um pouco antes de sair com ele para uma longa viagem por exemplo. Acho que num rolezinho na cidade não teria tanto receio. E para que fique claro o que eu estou dizendo, só porque eles não foram testados ainda não quer dizer que não irão passar (e nem que serão aprovados) nos testes de segurança, e como foi dito na entrevista o investimento nesse caso é altíssimo.
Então cabe a você usuário a decisão de utilizar ou não este produto (por conta e risco de quem compra). Como nunca utilizei esse capacete e nem tenho um em mãos, não tem como dar uma opinião melhor sobre o assunto. Mas pelo que vi na internet eles atendem super bem e seus usuários estão satisfeitos no que diz respeito a estética e acabamento, mas no quesito segurança (como disse antes, por não ser homologado) vai de cada um.
O capacete é uma das poucas proteções que nos temos, então acho que deve ser dada a devida atenção nesse quesito, e que cada um saiba ponderar o que acha mais importante.
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