sábado, 13 de fevereiro de 2016

DICA DE LIVRO #01 - AS 100 MELHORES CERVEJAS BRASILEIRAS

Sempre que queria ler sobre algo eu procurava na internet. Nunca tive o hábito de comprar livros, procurava arquivos um PDF ou algo do tipo e fazia download (não façam isso crianças). Até que no final do ano passado estava em uma loja (entrei pra olhar alguns DVDs) e acabei parando na seção de livros sobre bebidas. Vários livros me chamaram a atenção, mas acabei comprando esse pequeno guia, que estava em promoção e custou R$19,00.


Como a capa diz, o livro traz uma seleção das 100 melhores cervejas nacionais, o que segundo o autor não foi muito fácil: "Há muitas cervejas de qualidade no Brasil, foi difícil chegar em apenas cem rótulos", afirma.

Com uma linguagem mais clean e direta, ele consegue passar de maneira prática e didática quais são os primeiros passos para quem deseja entrar no universo das cervejas artesanais. Desde os cuidados especiais com a degustação até um resumido guia de copos que foram indicados para degustar todas as cervejas listadas no livro.


O livro apresenta uma classificação de amargor, dulçor e corpo. Indica o estilo, teor alcoólico e temperatura ideal a ser servido. Além disso, faz um resumo sobre cada cerveja e conta um pouco da história das cervejarias, como por exemplo a Biritis, que é do filho do nosso querido Mussum.


E sobre aquilo que eu disse lá em cima de não ter o costume de comprar livros. Foi por água abaixo. Depois desse aqui, já comprei mais cinco e com certeza devo comprar mais alguns sempre que der.

Nenhum comentário:

Postar um comentário