segunda-feira, 8 de agosto de 2016

BELO HORIZONTE-MG / VISITA ÀS CERVEJARIAS BACKER E WÄLS

Recentemente estive em BH com o intuito de visitar pelo menos uma cervejaria. Dei uma olhada na internet, e as cervejarias Backer e Wäls abrem as portas para visitação aos sábados. Definido o que eu iria fazer, era só pegar a estrada bem cedinho.

Cheguei na Backer, e pra minha decepção a visita tinha que ser agendada. No site, fala realmente que tinha que ligar mas como não tenho tempo durante a semana acabei indo sem ligar. Então pra quem tiver o interesse de visitar as instalações ligue e agende com antecedência. Mas nem por isso deixei de conhecer o Templo Cervejeiro (restaurante da fábrica que serve todas as cervejas em várias torneiras e ainda conta com um cheff para harmonizações). Não fiquei para almoçar, mas comprei uma cerveja para levar pra casa. Ainda não bebi, mas assim que beber fado um review.




Como ainda iria na Wäls, saí da Backer sem beber nadinha mesmo com uma vontade enorme de beber todos os rótulos. Os dois bares estão localizado próximos ao centro da cidade, gastei cerca de trinta minutos entre um e outro.


Assim como o Templo Cervejeiro, o Tasting Room é um espaço dedicado ao consumidor com loja de souvenirs, torneiras de chopp e alguns pratos para harmonizar com as cervejas.





Cheguei por volta de uma da tarde e já que a visitação era a partir das três, fui obrigado a degustar alguns rótulos. Optei pelo taster: são quatro copos com os rótulos para serem escolhidos que vem em uma régua de madeira.


Os rótulos escolhidos foram (da esq. para a dir.): Cristal, Oito e Um, Niobium e a receita do mestre cervejeiro, uma IPA com adição de café. A receita do mestre cervejeiro são rótulos experimentais e a cada sábado é um novo rótulo.

A foto ficou fora de ordem, mas a degustação foi feita do estilo mais leve para os mais encorpados.

Cristal

Graduação Alcóolica: ND
Tipo: Pilsen
Volume: 200ml
Coloração amarelo ouro. Creme branco de média formação e duração. Cerveja leve, aroma maltado com notas herbais. Carbonatação média e final seco. Uma pilsen bem equilibrada.

Receita do Mestre

Graduação Alcóolica: ND
Tipo: IPA
Volume: 200ml
De cor alaranjada, creme branco de média formação e duração. Aroma frutado e cítrico, com notas de café. Corpo médio, com sabor maltado, bem lupulado e a presença inconfundível do café no começo do gole. Já o final é seco e com amargor que persiste no aftertaste.

Niobium

Graduação Alcóolica: 9,00% vol
Tipo: Imperial Double IPA
Volume: 200ml
Cerveja de cor avermelhada, creme bege de boa formação e duração. Aroma herbal e cítrico. Bem equilibrada com sabor maltado e presença marcante do lúpulo que permanece no aftertaste.
Uma curiosidade sobre essa cerveja é a unidade de amargor. Os 93 IBU dessa potente IPA não são mero acaso em relação ao nome. Os irmãos (Thiago e José Felipe) e diretores da cervejaria foram criados na cidade de Araxá, que é rica em Nióbio. O elemento químico tem o valor de 93 como massa atômica, daí a homenagem à cidade em forma de cerveja.

Oito e um

Graduação Alcóolica: 4,00% vol
Tipo: Session Stout
Volume: 200ml
Cerveja escura, creme bege de boa formação e duração. Aroma de café, toffee e notas de maltes torrados. Corpo médio e bem equilibrado.
Essa cerveja foi feita através de uma parceria entre Wäls e Bohemia com uma proposta parecida com a da Session Citra IPA de atingir um público alvo maior e que ainda não tenha desenvolvido o paladar para cervejas mais complexas.

Depois foi a hora de conhecer a instalação fabril. O local é pequeno, mas bem organizado. Não estava em funcionamento, até porque segundo o Ricardo Canabrava (mestre cervejeiro) o pessoal que trabalha durante a semana na produção é o mesmo que atente os pedidos durante o sábado.


Desde já gostaria de deixar meu agradecimento a todo pessoal que trabalha na Wäls e no Tasting Room pelo ótimo atendimento. Pretendo voltar assim que possível e levar a cerveja que prometi ao Ricardo. Quero ver se da próxima vez consigo visitar a fábrica da Backer e quem sabe outras cervejarias. Essa interação com quem está no ramo é muito legal e acho que só tem a agregar.

Pra finalizar fui agraciado com esse belo final de tarde na volta para casa. Valeu demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário