quinta-feira, 4 de agosto de 2016

DICA DE LIVRO #02 - CERVEJA FEITA EM CASA

Hoje volto com o dica de livro e dessa vez trago um exemplar para iniciantes e iniciados no universo cervejeiro. Comprei esse já faz um tempinho, mas só agora que resolvi falar sobre ele.


É um livro bem didático que traz todos os processos de produção caseira, desde a utilização de extratos até a fabricação all grain, que é o que faço hoje. Para quem não sabe a produção com extrato é muito popular nos EUA pois permite produzir as receitas mais conhecidas com mais facilidade, em contra-partida limite o cervejeiro quando o assunto é fazer modificações na receita como adição de frutas ou condimentos. Já o método all grain, seja ele biab (brew in a bag) ou três panelas, permite uma gama de experimentações mesmo sendo um pouco mais trabalhoso. Enfim, não quero me aprofundar muito no assunto e deixar o livro de lado.


Além dos processos de fabricação, desde brassagem até maturação e envase o livro traz alguns quadros comparativos bem interessantes para utilização de maltes, lúpulos e leveduras. Conta ainda com 100 receitas que vão de Stouts até Fruit Beers.



Apesar da facilidade com que encontramos receitas na internet além da possibilidade de estar criando a própria receita, acho que o livro pode ser uma boa fonte de informação principalmente para quem está começando a produzir e quer ir se arriscando aos poucos. Ele é facilmente encontrado e tem o preço médio de R$60,00. Não é tão baratinho, mas acho que valha a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário