terça-feira, 24 de janeiro de 2017

RUPESTRE CERVEJA ARTESANAL

Como disse no post anterior, as cervejas caseiras estão aparecendo aos montes por aqui. Direto de Vespaziano-MG para Ubá, através do espaço OHKA e do parceiro Pablo que é responsável pela criação dos rótulos da Rupestre e da Stone Brothers, as brejas do pai do Tiê (outro brother que tá engajado no movimento) me agradaram demais. O único problema, foi que em algumas garrafas a carbonatação estava baixa, problema que ocorre até com certa frequência com os caseiros, na maioria dos casos pela tampinha que não encaixou direito. Fora isso estão muito acertadas.

EPA Maracujá


Graduação Alcoólica: 5,20% vol
Tipo: Bitter ou Fruit Bier (confesso que fiquei na dúvida)
Volume: 600ml
Cerveja de coloração amarelo dourado. Creme branco de boa formação e duração. Aroma com notas herbais do lúpulo e frutado que remete ao malte e maracujá. Corpo médio, com boa carbonatação acompanhado pela dulçor do malte no começo do gole e amargor bem inserido que persiste no aftertaste.

Ale Porter


Graduação Alcoólica: 4,70% vol
Tipo: Porter
Volume: 600ml
Cerveja de cor escura e opaca. Creme bege de média formação e boa duração. No aroma, notas que remetem a café, chocolate e toffee devido ao malte torrefado. Cerveja bem encorpada, mas apresenta boa drinkability com um IBU bem baixo, o que faz com que o sabor do malte torrefado prevaleça.

Ale  de Trigo


Graduação Alcoólica: 4,70% vol
Tipo: Weizenbier
Volume: 600ml
Coloração palha. Turva e com creme branco de boa formação mas que baixou rápido.
No aroma, notas de cravo, banana e fermento e biscoito. Bem encorpada com sabor maltado, fermento amargor quase imperceptível (característico do estilo).

Pale Ale - Pitanga


Graduação Alcoólica: 7,20% vol
Tipo: Pale Ale
Volume: 600ml
Coloração acobreada com presença de resíduos provavelmente da pitanga. Creme bege de boa formação mas que baixa rápido. No aroma, notas frutadas e de malte. O sabor maltado tem um ótimo contraste com as notas suaves do lúpulo e presença sútil da pitanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário