sexta-feira, 6 de março de 2015

ENTREVISTA #01 - FOOS BEER

Hoje vou inaugurar um novo tópico aqui no blog: Entrevista!!

Nosso primeiro entrevistado é a cervejaria Foos Beer que pertence aos sócios Fernando e Samuel. O contato inicial que tive com a cerveja, foi uma garrafa que ganhei de um amigo meu. Era do tipo Weiss (Trigo), e me surpreendeu pela qualidade e equilíbrio. Além disso, o fato de ser fabricada em uma cidade bem próxima (Juiz de Fora), o que facilita a compra. Entrei em contato pela página do facebook para saber mais e acabou surgindo a ideia da entrevista.

Barbados - Há quanto tempo vocês trabalham fazendo cerveja?

Foos Beer - Começamos a fazer cerveja artesanal há dois anos.

Barbados - Como aprenderam a fazer cerveja?

Foos Beer - Começamos estudando em posts e reportagens, principalmente na internet. Depois fiz curso de produção de cerveja artesanal na Prosit Cerveja Artesanal em Petrópolis-RJ. Também estudamos nas apostilas e CD/DVD adquiridos na cervejando.com.



Barbados - Qual o significado do nome FOOS BEER?

Foos Beer - O nome surgiu das letras iniciais dos nomes dos fabricantes.

Barbados - Começou como hobbie ou sempre tiveram a intenção de montar um negócio?

Foos Beer - Começamos como hobbie, mas os amigos estavam gostando muito da cerveja. Começamos a ter demanda e resolvemos aumentar a produção.

Barbados - Hoje quais são os tipos de cerveja que vocês produzem? Possuem alguma preferência quanto a fermentação: Larger ou Ale?

Foos Beer - Hoje fazemos três tipos: Weiss, Pale Ale e Stout.
Nossa preferência é pelas ALE.


Barbados - Qual a sua produção mensal em litros?

Foos Beer - A produção está em 200 litros.

Barbados - Já criaram alguma receita nova?

Foos Beer - Criação propriamente dita não, mas nossas receitas foram todas alteradas para ficar dentro do padrão que desejamos e sem perder as características principais das cervejas.

Barbados - Nos últimos anos o mercado brasileiro teve um grande salto quanto ao consumo de cervejas artesanais. Como vocês enxergam esse crescimento e quais são os seus planos futuros para a cervejaria?

Foos Beer - Acreditamos que o consumidor brasileiro vem tendo a oportunidade de conhecer as cervejas artesanais, isto é "cervejas de verdade". Como essas cervejas estão sendo muito divulgadas, isto tem gerado curiosidade dos consumidores que estão ficando cada vez mais adeptos das cervejas artesanais e mudando seus hábitos quanto ao consumo de cerveja. Esta mudança de hábito é principalmente em função da ótima qualidade e variedade das cervejas artesanais produzidas no Brasil, principalmente pelos pequenos produtores (caseiro).
Pretendemos aumentar nossa produção e distribuição em 100% no ano de 2015. Para em 2016 montarmos uma micro cervejaria sem alterar o estilo e receita da cerveja que hoje produzimos.

Gostaria de agradecer a Foos Beer pela atenção que me foi dada. Não recebi nenhum valor pela entrevista e nem tenho essa intenção. O foco aqui é disseminar o consumo de cervejas artesanais e estimular pessoas que tenham vontade de produzir a sua própria cerveja. Mais pra frente devo experimentar a Pale Ale e a Stout da Foos Beer e fazer um post sobre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário