terça-feira, 26 de janeiro de 2016

E ESSA TAL LEI DE PUREZA?

Todo mundo que tem o costume de comprar cervejas artesanais e/ou especiais já deve ter visto em algum rótulo a seguinte inscrição Produzido segundo a Lei de Pureza Alemã 1516, ou algo do tipo. Essa lei é a Reinheitsgebot (se pronuncia Rainraitsgebot) e no dia 23 de abriu ela completará 500 anos. O pessoal do FullPintBR fez um post bem legal contando um pouco da história, de como e porque essa lei foi criada.

Segue ai um trecho do post deles.

Mas afinal, que lei é essa?

Como alguns cervejeiros começaram à utilizar ervas e adjuntos “tóxicos” (flor de papoula era uma delas) na fermentação da cerveja, o duque Guilherme IV da Baviera instituiu uma lei ainda sem “nome” que determinava, em linhas gerais, que só poderia ser usado na fabricação de cerveja ÁGUA, MALTE e LÚPULO. A levedura (fermento) só foi incluída depois, afinal até o século 19 não se sabia de onde vinha a fermentação e somente depois ainda a lei sem nome passou a ser chamada de “Exigência de Pureza” ou Reinheitsgebot.


E atualmente, existe ainda o “respeito” pela lei?

Apesar de muitas cervejarias (incluindo brasileiras) se gabarem por fazerem cerveja somente seguindo a Reinheitsgebot, o que acaba acontecendo é que, sem querer, acabam na verdade é desrespeitando-a, até porque se baseiam no fato de produzirem “cerveja pura conforme a lei alemã” e que, na verdade isso é apenas um pequeno parágrafo da lei, que reza muito mais sobre condições financeiras e de impostos da época.

O que eu achei massa no post é que está bem resumido e direto, fazendo com que qualquer pessoa possa entender o que a lei representa.


Então, vão bora tomar uma breja alemã pra comemorar o aniversário?

6 comentários:

  1. E as artesanais, são consideradas puras neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e não. Como dito acima, a lei de 1516 estipula que os ingredientes utilizados devem ser somente água, malte, lúpulo e levedo. Isso não impede que uma cerveja artesanal seja jeita com adição de cascas de laranja, no caso de uma witbier por exemplo. Ela é artesanal e não segue a lei de pureza, o que não prejudica em nada o seu sabor.

      Excluir
    2. Ou seja não seguem! Lees is boring!

      Excluir
    3. Dizer que não seguem eu acho que não se deve, pois existem sim várias cervejarias que produzem somente segundo a Reinheitsgebot. Mas o que nós devemos nos atentar é se a cerveja é de qualidade ou não. Independente se ela segue ou não a lei, o que realmente importa é a experiencia degustativa que ela pode proporcionar.

      Excluir
  2. As artesanais com sabor, seguem essa lei ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do sabor. É possível fazer cervejas com notas cítricas, frutadas, defumadas seguindo a lei. E tem alguns casos de cervejas artesanais como as fruit beer e special beer que tem adição de outros ingredientes como frutas, chocolates e até destilados quando passam por um período de fermentação dentro de toneis de cachaça por exemplo.

      Agora o termo cerveja artesanal é muito complexo, e existe uma linha tênue entre a produção em pequena escala e em escala industrial. Mas vamos deixar esse assunto para um próximo post.

      Excluir