quinta-feira, 26 de maio de 2016

O COPO CERTO E SUA IMPORTÂNCIA

Recentemente fiz uma compra com o pessoal da Beer Stuff. Foram cinco copos nos seguintes modelos: Caldereta, Pint, Tumbler, Snifter e Tulipa. Gravei um unboxing no dia que recebi a caixa e os copos vieram muito bem protegidos.


Pode parecer bobeira, mas assim como existe o talher certo para cada tipo de alimento há também um copo ideal para cada estilo de cerveja e aos poucos eu vou aumentando a minha coleção e consequentemente posso fazer uma degustação melhor e que me proporcione uma boa percepção das cervejas.

Cada estilo de cerveja tem cores, aromas e cremosidade diferentes. Dessa forma o uso de um copo ideal faz com que a degustação se inicie na apresentação da cerveja, ou seja no visual. Além disso, cada formato tem uma função em relação à espuma, com o intuito de preservá-la.

Outro ponto importante e que tem influência direta do formato do copo é o aroma. Cada estilo tem um aroma característico e o copo certo faz com que todas essas informações aromáticas possam ser levadas da forma mais correta, fazendo com que a degustação seja uma ótima experiência.

Lógico que, quando a cerveja é boa ela vai continuar gostosa, mesmo se for servida no copo americano do boteco da esquina. Mas o uso do copo ideal pode trazer um novo conceito sobre a cerveja e sobre seus próprios conhecimentos sobre o assunto.

Sobre os copos que comprei, vou falar um pouco de cada um e suas peculiaridades.

Caldereta - 300ml


Muito utilizados em algumas choperias, é um copo versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas lagers escuras e IPAs. Pode ser chamado de Shaker.

Pint - 500ml


Famoso copo da Guinness, é muito utilizado em pubs ingleses e irlandeses. Ideal para Bitter e Stouts. Pode ser chamado de Becker.

Tumbler - 400ml


Copo da Hoegaarden, utilizado para servir cervejas do tipo Witbier.

Snifter - 300ml


Utilizado para servir cervejas fortes, como Barley Wines, Eisbock e Imperial Stouts. Também conhecido como copo de conhaque.

Tulipa - 300ml


Ideal para cervejas com creme de alta formação principalmente as Strong Ales belgas. Não confundam com o que é chamado de Tulipa aqui no Brasil, e que na verdade é um copo Pilsner.

Antes de servir uma cerveja o copo deve ser bem lavado (de preferência manualmente) e enxaguado até que não reste nenhum sabão ou impureza. Eles devem secar naturalmente, sem o uso de panos, pois o tecido solta pelos e isso vai para a sua cerveja. O copo deve estar na temperatura ambiente, então nada de colocar ele na geladeira. Essa manobra só vai prejudicar a degustação alterando o sabor e a temperatura ideal da cerveja.

2 comentários:

  1. Já experimenteaste a Bohemia Imperial? Pilsen extra de garrafa escura com tampa de pressão com 500 ml. Abraços.
    Eduardo G.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Eduardo, tudo bom. Já bebi sim. Segue o link do review que fiz dela!

      http://barbadosbrotherhood.blogspot.com.br/2015/11/bohemia-imperial.html

      Abraços!

      Excluir