terça-feira, 12 de julho de 2016

UBÁ-MG / FESTIVAL DE CERVEJA ARTESANAL

No primeiro final de semana do mês de julho rolou a festa de aniversário da cidade de Ubá. E uma novidade foi o 1° Festival de Cerveja Artesanal. Não posso dizer que foi um grande evento, mas também não deixa de ser importante por ser algo novo na cidade e isso ajuda a disseminar a cultura cervejeira não só em Ubá mas também na região. Foram montados cinco stands com cervejas mais famosas como a alemã Paulaner, Brassaria Ampolis que pertence ao filho do finado Mussum,  Coruja e Saint Bier representando o sul do país e a mineira Loba. Além dessas haviam stands com cervejarias de cidades mais próximas, como a Antuérpia de Juiz de Fora, Beer Halls de Muriaé e a franquia de Tiradentes da Haus Bier. Como haviam várias opções optei por aquelas que não conhecia ou que não encontraria com facilidade por aqui, como o caso das cervejas mais famosas e da Haus Bier que é vendida no Gigante Boliche. Mas vamos ao que interessa, que são as cervejas.

Antuérpia Pilsen


Tipo: Pilsen
Volume: 400ml
Cerveja clara e translucida, creme branco de média formação e duração. Aroma característico de uma pilsen, bem leve e com carbonatação média. Boa pra levar pro churras.

Antuérpia Red Ale


Tipo: Red Ale
Volume: 400ml
Cerveja de coloração acobreada, creme bege de boa formação e duração. Aroma frutado, sabor bem equilibrado com início mais doce e final amargo. Senti muita presença de lúpulo no final que se prolonga no aftertaste. Boa Red, não ótima. Não compraria novamente. Ainda mais levando em consideração o preço.

Antuérpia IPA


Tipo: IPA
Volume: 300ml
Cerveja de cor amarelo escuro, creme branco de média formação e duração. Aroma herbal e cítrico. Boa carbonatação, mas com retrogosto de lúpulo que chega a incomodar e consequentemente a deixa um pouco desequilibrada.

Antuérpia Belgian Trippel


Tipo: Trippel
Volume: 300ml
Coloração amarelo ouro, creme de média formação e duração. Aroma frutado e cítrico. Corpo leve e bem equilibrado. Melhor cerveja deles. Sabor frutado com dulçor. Aftertaste bem leve e frutado com notas de caramelo.

Saint Bier Weiss


Tipo: Weizenbier
Volume: 300ml
Aroma frutado e cítrico. Creme branco e de boa formação. Turva como pede o estilo. Sabor de fermento, cravo e banana. Carbonatação media. Uma boa weiss!

Beer Halls Red Ale


Tipo: Red Ale
Volume: 300ml
Cerveja de cor vermelho, creme de boa formação e duração. Aroma frutado, sabor marcante e bem encorpado. Uma breja bem acertada e com boa drinkability.

Beer Halls IPA


Tipo: IPA
Volume: 300ml
Cerveja de cor amarelo escuro, creme bege de boa formação e duração. Aroma herbal e cítrico com ótima presença de lúpulo. Boa carbonatação, corpo leve e bem lupulado. Uma bela IPA!

Como disse anteriormente, o evento só tem a acrescentar se olharmos do ponto de vista cervejeiro. Quanto maior o número de pessoas que se interessem por esse universo melhor. Dessa forma podemos ter um fortalecimento do mercado regional e consequentemente o surgimento de novas empresas e o crescimento das que já estão no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário