domingo, 5 de julho de 2015

ENTREVISTA #03 - FORTIORI MOTO DESIGN

Mais uma entrevista no Barbados. Desta vez com o Mariano da Fotiori Moto Design que vem fazendo trabalhos "fodásticos" aqui em Ubá.

Malévola

Barbados - Como é sabido, o seu primeiro projeto foi a Malévola que deu o que falar em alguns blogs importantes no meio, como Old Dog e Garagem CR. E depois disso, apareceram muitos projetos?

FMD - A Malévola, foi o meu primeiro projeto sim, ele nasceu como meu projeto de Graduação em Design de Produtos na UEMG. Depois disso eu e meus dois irmãos Leandro e Marcelo, decidimos nos dedicar nesta área de personalização de motos.
Depois deste, chegamos a fazer outros projetos, que vai de alguns trabalhos de recuperação de peças, desde estrutura (solda em chassi); tampas de motores (Kawasaki, Harley, Honda); escapamentos esportivos, pedaleiras (comando avançado para Harley); banco solo e Santo Antônio para Harley; baús para viagem, afastadores de alforges entre outras coisas.

Comando avançado / Santo Antônio / Banco solo

CB 400 - La Signorina


Barbados - Tem alguma restrição em relação a modelo, cilindrada e tipo de customização ou o que aparecer é sempre bem vindo?

FMD - Não temos nenhuma restrição em relação às motos, seja modelo, cilindrada ou marca. Gostamos mesmo é de motos, e cada projeto, por mais simples que seja, é sempre um momento de aprendizado.

Barbados - Conte um pouco sobre o seu processo criativo. O cliente tem espaço para participar ou fica tudo por sua conta, e o resultado final é uma surpresa para o dono da moto?

FMD - De tudo que fazemos, o primeiro passo é ouvir o cliente, saber o que para ele é importante, o que ele gosta. Com base nestas informações, fazemos algumas propostas e chegamos em um resultado. Temos projetos que pretendemos executar no futuro, que vai de motos 125cc a outras maiores, peças para personalização para motos e artigos para motociclistas, mas tudo isso vai depender do andamento e evolução de nossa estrutura e sinalização do mercado.

Projeto NX Falcon

Projeto HD Police 97

Barbados - De onde surgiu o nome Fortiori? Tem algum significado especial?

FMD - O nome da "empresa" surgiu durante o projeto na Faculdade, foi necessário que eu criasse um modelo de negócios para meu projeto (Malévola) sendo assim criei uma empresa fictícia, a Fortiori Moto Design (Fortiori, a palavra vem do Latim "Forte razão") que acabou ficando.

Barbados - Você trabalha em alguma outra área ou se dedica somente à oficina?

FMD - Atualmente trabalho como projetista em uma empresa que fabrica máquinas (indústria moveleira) e também presta serviços de manutenção e usinagem. O Marcelo também trabalha nesta empresa como gerente de produção e o Leandro trabalha em outra empresa como eletricista de Manutenção.

Barbados - Tirando o péssimo momento que estamos vivendo na economia, você acha que teria demanda aqui na região (Ubá) para trabalhar somente com customização?

FMD - Verdade, o pais atravessa um momento delicado. Com certeza isso afeta a todos os seguimentos, e para nós é difícil dizer como fica e ficará este mercado de customização de Ubá e região. Acredito que projetos grandes de customização talvez fiquem mais raros, mas pequenas personalizações, penso estas devem continuar acontecendo, afinal o motociclista sempre gosta de algo novo ou personalizado em sua motocicleta.

Barbados - No vídeo da Malévola dá pra perceber que você trabalha com um maquinário de primeira qualidade. Qual a dica que você daria para quem tem vontade de fazer algumas customizações mas não tem o equipamento adequado? Nós sabemos que se o cara tiver vontade e bom conhecimento consegue fazer muito com pouco, não é? Lógico que se tiver uma oficina "dos sonhos" tipo a sua, a brincadeira fica muito melhor.

FMD - O vídeo foi feito parte na empresa em que eu trabalho, no caso a parte da usinagem foi feito em centro de usinagem CNC e parte na oficina que temos na casa de meus pais. Quem me dera que nossa oficina fosse dos sonhos. Eu com meus irmãos, temos buscado sempre melhorar nossos recursos em termos de maquinários, ferramentas e tudo. Sempre que precisamos, temos nós mesmos construído muitos dos equipamentos que usamos, conforme a necessidade vem surgindo.
O ser humano tem uma capacidade incrível de realização seja para a criatividade, elaboração e execução, recursos em termos de ferramentas sempre ajudam e facilitam o trabalho, mas não é tudo. O ser humano por traz sempre fará a diferença.

Barbados - A Fortiori Moto Design possui algum site ou algo parecido? Como os novos clientes podem entrar em contato?

FMD - Já estamos montando um site, com todos os projetos e mais detalhes sobre os serviços prestados. Por hora podem entrar em contato através do email:

marianolaraujo@hotmail.com

Mariano, muito obrigado pela entrevista. Torço para que sua oficina continue crescendo e se continuar com trabalhos do nível que você tem feito com certeza vai crescer e muito.
E se estiver precisando de um estagiário, pode me chamar.

2 comentários:

  1. Entrevista ótima, gostei do cara.

    ResponderExcluir
  2. Sucesso aos irmãos! Que continuem produzindo suas obras de arte!

    ResponderExcluir