quinta-feira, 10 de março de 2016

HARLEY & INDIAN - PROJETOS DA 2° GUERRA

No último post, contei um pouco da história da Ural Motorcicles, sobre como ela surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e como continuou fabricando praticamente o mesmo produto durante todo esse tempo. E enquanto pesquisava sobre a fabricante russa, acabei descobrindo que no mesmo período Harley e Indian trabalharam em projetos parecidos.

No início da guerra o exército americano pediu para que as duas montadoras desenvolvessem e produzissem 1000 motos cada. A exigência era que elas tivessem cardã e uma boa resposta em terrenos desérticos, pois seriam utilizadas posteriormente no norte da Africa.

A HD optou por copiar um modelo já existente. A BMW R71 que já contava com transmissão por cardã e tinha o hoje famoso motor boxer.



Com o nome de XA a motocicleta tinha 750cc e 23 cavalos de potência. Pelo fato de o cabeçote do motor ficar mais exposto ela tinha uma refrigeração muito melhor que os motores V-twin. Outra curiosidade sobre esse modelo, é que ele foi o primeiro a receber um garfo telescópico em conjunto com a suspensão springer.

Já a Indian resolveu se inspirar na R71 e criar um motor diferente. Utilizando grande maioria das peças do motor da Scout, eles criaram um motor em V transversal. Muito parecido com o motor das Moto Guzzi. Pode-se dizer então, que a Moto Guzzi copiou o modelo do motor Indian.


A Indian 841 como foi chamada, também tinha 750cc e aproximadamente 25 cavalos. Ela contava com sistema de freio melhor que as outras Indians e veio também com uma suspensão girder hidráulica.

Depois de um longo período de testes dos dois modelos, os militares desistiram de levar os projetos adiante. E com o final da guerra, as motos foram vendidas para civis.

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