domingo, 1 de março de 2015

VAI COMPRAR UMA MOTO USADA? OPS, UMA SHADOW? #02

Continuando o último post sobre a compra de uma moto (Shadow) usada, seguem as dicas sobre o que se deve verificar antes da compra.

Peculiaridades

- Ventoinha do radiador: Faça o teste desconectando o fio do termostato (cebolinha) do radiador e com a moto desligada mas com a chave de ignição em ON encoste o fio na carcaça do termostato. Se a ventoinha armar, está ok. Se não, o problema pode estar na parte elétrica.




- Radiador: Veja se está em perfeitas condições e se não há vazamentos. Deixe a moto aquecer até armar a ventoinha (se não armar com o aumento de temperatura e ela funcionou normalmente no teste, o problema pode ser o termostato). Coloque a mão próxima ao radiador pela parte de fora dele; se ele estiver aquecido é sinal que o sistema de arrefecimento está funcionando bem. Caso contrário, pode ser problema de entupimento nas mangueiras ou falta de fluido.



A verificação do nível de fluido deve ser feita com a moto na temperatura normal de trabalho e na posição vertical. O ideal é entre a marca superior e inferior. Se estiver acima não tem problema, pois o reservatório de expansão elimina todo o excesso por um ladrão, e se estiver abaixo deve ser completado.



- Bomba d'água: Fica do lado esquerdo do motor na parte de baixo. Leve um paninho para limpar em volta da bomba retirando qualquer excesso de óleo e veja se não há nenhum vazamento aparente. O fluido normalmente é esverdeado.



Outra coisa que eu pensava que poderia me ajudar é levando um mecânico pra olhar a moto. Se for aquele mecânico seu amigo que está acostumado a mexer em CG, ele pode até ir junto, mas não espere muita coisa. Se quer levar alguém com um conhecimento mais técnico e prático, procure alguém que realmente entenda da moto, mesmo que você não o conheça. Procure indicações e leve um cara profissa. A Shadow é uma senhora moto, mas necessita de cuidados.
Todas essas medidas podem ser feitas facilmente, vão demorar no máximo 1 hora, e vão lhe ajudar definir se a moto em questão realmente vale a pena. E tente evitar toda a empolgação e ser bem criterioso.

Agora, itens como óleo, filtro de óleo e filtro de ar não tem como saber a real situação somente com uma inspeção visual, então, se você comprou a moto leve para a revisão e faça a verificação desses itens e de todo o resto da moto. Mas vou deixar o assunto da revisão para outro post.

49 comentários:

  1. Gostei dos comentários... não sou conhecedor de moto como a Shadow... mas estou a fim de comprar uma

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima motocicleta! tenho uma ano 2000 há 8 anos (sou 2º dono) e nunca me deixou na mão. Sempre tenho peças de manutenção guardadas pra evitar transtornos de faltar. Aprendi a mexer na moto na necessidade mesmo. É muito bom! A moto é simples, é só questão de saber como fazer. Tem muitos tutoriais que ensinam a mexer e vc não ser explorado em oficinas. eu aprendi a limpar o carburador e ficou filé. Abraço. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. bom dia

    tenho uma 2002, vou trocar o liquido de arrefecimento. qual o procedimento? drenar do reservatório e radiador, e colocar por pelo reservatório mesmo até chegar na marca ou eu coloco pela tampa do radiador até chegar no nível no reservatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Diego, tudo bom?
      A shadow tem dois pontos de drenagem. Um parafuso que fica na bomba do sistema de arrefecimento e outro no cilindro traseiro. Antes de remover os parafusos de drenagem retire a tampa do radiador para tirar a pressão do sistema. Após a drenagem coloque os parafusos de volta e coloque o líquido de arrefecimento. Ligue a moto no ponto morto, acelere um pouco e coloque mais líquido se for necessário.

      Excluir
    2. Boa tarde, tudo bem.

      Obrigado pelas dicas, tem sido super uteis. mas ainda persiste uma dúvida. após drenar, eu coloco o líquido de arrefecimento pelo radiador (no lado direito) e se for preciso eu completo um pouco no reservatório? é isso mesmo?

      Excluir
    3. Isso, sempre que for completar o líquido de arrefecimento é pelo lado direito no radiador. O reservatório você completa se for necessário.

      Excluir
    4. Obrigado pelas dicas.
      Troquei todo o liquido de arrefecimento e aproveitei e troquei o filtro de ar tbm, mas mesmo assim qdo eu pego pista, uns 15 min depois ela esquenta e ascende a luz. o que deve ser? tem como testar a bomba d'agua? ou será que pode ser algo no cabeçote?

      Excluir
    5. Diego, pode ser sim algum problema na bomba. Mas podem ser outros fatores.
      Tenta fazer as verificações que descrevi no começo do post. Se estiver tudo normal, procura seu mecânico para olhar se não há nenhum vazamento no selo da bomba e se o funcionamento do circuito está normal.
      Boa sorte ai com a motoka e grande abraço!

      Excluir
    6. Tive problema idêntico e era a tampa do radiador. Ela tinha uma pressão diferente da original e fervia após uma volta de poucos km.
      Trocada a tampa ficou zerada!

      Outra coisa: enquanto coloca o líquido de arrefecimento dê alguns apertões nas mangueiras pra tirar o ar do sistema.

      Excluir
    7. PARCEIRO, BOA TARDE.
      TIVE UMA EXPERIENCIA RUIM COM A TORCA DE LIQUIDA DA SADOW.
      ACHO QUE O (PORCO) ANTIGO DONO NÃO USAVA ADITIVO E FUI POR A BOMBAS COMEÇOU A VAZAR EM POUCO TEMPO, E TO NUMA GUERRA PRA ACHAR O SELO COM 10MM DE DIAMETRO INTERNO POR CAUSA DO EIXO QUE TEM ESSA MEDIDA

      Excluir
    8. E ai meu camarada. Eu tive o mesmo problema com a minha e na época acabei optando por trocar a bomba. Pode ser que consiga um torneiro mecânico para tentar adaptar algum selo.

      Excluir
  4. Boa tarde irmandade...
    Adquiri uma shadow 750 2006.
    Estou com uma dúvida sobre a ventoinha, ela aciona quando a moto e ligada ou só quando a moto esquenta muito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ventoinha aciona quando o motor está quente e a moto está parada ou em baixa velocidade. A função dela é suprir a falta de ar entrando nas aletas do radiador que fazem com que o fluído de arrefecimento resfrie.

      Excluir
  5. Ótimo artigo... Tenho uma VT 750 2014 e quero casar com ela... Mesmo que compre outra no futuro, essa é uma moto que não quero me desfazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Shadow é uma baita moto. Infelizmente tive que vender a minha, mas é e será sempre uma eterna paixão.

      Excluir
    2. Comprei a sua e to com ela até hoje!!! \o/

      Excluir
    3. Que massa PH. É uma motoca que dá saudades de vez em quando e que me trouxe vários conhecimentos e experiências.
      Espero que não tenha tido tantas manutenções desde que comprou, hehehe.
      E que continue motocando por ai.
      Abraços!!!

      Excluir
  6. Minha Shadow 2000...
    Deixei ela funcionando e fui até o mercado...
    Demorei e qdo voltei estava saindo uma funaça bca e, fluido da mangueira do reservatório. Minha pergunta e:
    A ventoinnha tinha q armar pra evitar o aquecimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o Maurício disse, a ventoinha tinha que ter armado. Com relação à fumaça branca isso não é bom sinal, pode ser que tenha que "fazer" o motor.
      Sobre o fluído que vazou, isso não é anormal. Se houver excesso de fluído no sistema, ele sai pelo ladrão.
      Agora, leva essa motoka num mecânico de confiança o quanto antes. Ah e não entenda mecânico de confiança como mecânico que é seu amigo e sim como mecânico que tenha conhecimento técnico sobre a moto.
      Abraço!!!

      Excluir
  7. Claro que tinha!!!Se não arma a ventoinha, o líquido de arrefecimento não esfria o sistema e você corre o risco de fundir o motor!!!Aí é moto perdida.Veja os comentários acima sobre isso. Um abraço e boa sorte com a Shadow.

    ResponderExcluir
  8. Quantos quilômetros é preciso trocar o oleo do arrefecimento do radiador da chadow ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o link do manual de serviços. Nele tem os parametros de troca.

      https://drive.google.com/file/d/0B61sW4ZpYE2beFE1UlZwMXdZNmM/view

      Excluir
  9. Ola amigo, tenho uma shadow 600 2001, esta funcionando perfeitamente, mas percebo q a ventoinha aciona bastante, tenho que me preocupar com alguma coisa ou é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ventoinha acionar é normal. Principalmente se você faz um uso predominantemente urbano. Na rodovia não ocorre pois o próprio ar que passa pelas aletas do radiador faz o serviço.

      Excluir
  10. Olá, estou com dúvidas sobre o funcionamento da luz da temperatura, éla deveria acender ao ligar a ignição? e quanto a ventoinha, ao desconectar do termostato, ela liga, isto é o correto? no termostato trem vários fios, o do painél é junto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Sérgio, beleza meu camarada.
      Quando você vira a ignição a luz do termostato acende sim. Só que assim que o motor entra em funcionamento ela deve desligar e permanecer desligada.
      O teste da ventoinha está descrito no primeiro parágrafo deste post. Qualquer coisa diferente disso procure seu mecânico.
      Quanto aos fios, fica difícil te falar sem ver a moto. Mas ele fica acima do cabeçote dianteiro, então deve ter alguns fios próximos à ele sim.
      Abraço!

      Excluir
  11. Boa noite irmão. Comprei uma shadow 600 98/98 há 3 semanas e vazou toda água do reservatório pela mangueira rachada. Troquei a mangueira e enchi novamente, mas coloquei até transbordar (não sabia o limite e não me atentei na hora de encher, fiquei apavorado rs). Usei 50/50% de água e aditivo. Tudo certo, mas a ventoinha só funcionou quando eu fiz o "teste" depois de ter colocado água novamente, rodando na cidade, e quando chego em casa depois de ter pego pista (50 km +/-), ela não liga, porém a luz do painel também NÃO acende, e fica vazando água pela mangueira do respiro por eu ter enchido muito. Tem alguma coisa de anormal nisso? Ou tá tudo certo? Obs: não tirei o ar da mangueira nova, e a água continuou a passar normalmente pelo que notei.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia meu camarada!
    Você chegou a fazer o teste da ventoinha? Tá no começo do texto aqui no post. Se fez e ela funcionou então tá tudo tranquilo.
    Observe se o radiador está quente após você chegar em casa tendo rodado 50km.
    Se ele não esquenta é sinal que o líquido de arrefecimento não está passando por ele.
    Quanto à transbordar é normal quando enche demais o reservatório.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia irmão. Caso ele não esteja esquentando, é devido a existência de ar na mangueira? Vou fazer o teste na motoca deixando ela ligada em Neutro até acionar a ventoinha e vejo se o radiador esquentou. Caso haja ar, como fazer para eliminá-lo?
      Agradeço a atenção, muito obrigado.
      Obs 2: minha dúvida é devido ao não acionamento da ventoinha (depois de pegar pista) justamente após o vazamento do líquido e troca da mangueira (coincidência?!?!), porém, a luz do painel também não acende, e não vejo nenhuma fumaça em caso de uma possível fundida no motor, o que aparentemente está normal, mas isso está tirando meu sono. Abraço!!

      Excluir
    2. Então, o teste da ventoinha você consegue fazer sem ligar a moto conforme pede no manual (tem o link do manual no primeiro post que fiz sobre a Shadow se não me engano). É ideal fazer isso, pois se houver algum problema você identifica sem precisar aquecer o motor.
      A ventoinha é apenas um equipamento auxiliar para quanto a moto está no trânsito por exemplo e o radiador não recebe ar suficiente para resfriar o líquido.
      Mas ligar ela no ponto morto é um teste que vai demorar entre 30min e 1 hora pra chegar na temperatura de acionamento. Por isso o teste com ela desligada é interessante.

      Excluir
    3. Boa noite irmão, eu aqui novamente após detectar q o problema acima ocorre pq o sensor de temperatura (cebolão) deu problema. Não encontro em lugar algum, somente no MercadoLivre, e os que têm são de Hornet 05/08, CB 500, os compatíveis, que acabam acionando com 80, 82 e 85°C (cada vendedor respondeu isso, nenhum acima de 90°C). Minha nova pergunta é: se a Shadow trabalha acima de 90°C, é confiável colocar esses sensores de 80 e poucos °C? O que acontece se acionar a ventoinha com o motor "menos quente"? (Sei que vai ficar acionando a ventoinha "toda hora", mas me refiro à temperatura do motor, deixando ele trabalhar fora da temperatura recomendada, e se a bateria acaba mais rápido). Tenho que me preocupar com alguma coisa se usar esses sensores de 80 e poucos°C?
      Valeu, abraços.

      Excluir
    4. Cara, difícil te falar o que fazer. O ideal é colocar um na mesma faixa de temperatura, pois se mantiver o motor mais frio vamos ter o óleo com uma viscosidade maior mas eu não sei dizer até que ponto isso pode trazer algum malefício para o motor. Você tem um mecânico de confiança e que conheça bem a mecânica da moto? Isso é crucial nesses casos.
      Gostaria de poder ajudar mais, porém não tenho esse conhecimento.
      Boa sorte com a motoca ai!

      Excluir
    5. Tarde... minha aconteceu de em dia muito quente rodando na pista vazar líquido de molhar o pneu, mas quando parei ver o reservatório tava vazio por eu ter desligado a moto, mas por ter vazado rodando será que a minha cebolinha deve tá pra maior temperatura? por que a ventoinha não acionou...

      Excluir
  13. Boa noite amigo. Acredite, tenho uma Shadow 750 1998 com apenas 40 mil rodados. Só que estou com uma dor de cabeça com ela. O fluido de arrefecimento está sempre vazando pelo ladrão. Já troquei a tampa por uma boa tampa, mandei varetar o radiador, a ventoinha e a bomba estão boas. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Daniel, tudo bom?
      Que legal cara. Depois manda umas fotos pra gente.
      Cara, quanto à sua dúvida a única coisa que consegui pensar é que o seu reservatório está sempre muito cheio e quanto o líquido aquece ele expande e o excesso sempre vai pelo ladrão. Não sei se pode ser algum problema, mas observe isso. Se estiver vazando mesmo com o reservatório no mínimo, procure seu mecânico pra avaliar o problema.
      Grande abraço!

      Excluir
  14. Boas! Troquei oleo e filtro da shadow. Óleo Mobil 20x50 super 4T SL e filtro FRAM 6017. Logo após a troca a bomba de água começou a fazer barulho..Tipo umas marteladas. Acho que é rolamento. A bomba de água recebe lubrificação por óleo do motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bomba é blindada e fica na parte externa do motor. A lubrificação é independente. Quanto ao barulho é prudente verificar.
      Boa sorte!

      Excluir
  15. Opa! Troquei óleo e filtro da shadow. Assim que liguei começou um barulho na bomba de água. Acho que é rolamento. É só coincidência ou a bomba de água tbem é lubrificada pelo óleo do motor? Valeu e Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a bomba de água é blindada. Não recebe lubrificação do motor não.

      Excluir
  16. Boa tarde. A medida do líquido do radiador é de 1,6 litros todos de fluido ou água tbm??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo, sugiro que dê uma lida no manual.
      https://drive.google.com/file/d/0B61sW4ZpYE2beFE1UlZwMXdZNmM/view

      Excluir
  17. Olá, amigo.
    Tenho uma shadow 600 e estou com problema de eventuais pequenas eliminações de fluido pelo ladrão do depósito, abaixo do motor.
    Às vezes é quando ela já está aquecida e armando a ventuinha normalmente;outra é,assim que desligo,apresenta uma jorrada.
    Pela manhã, ainda sem ser ligada e fria, quando abro a tampa do bocal de abastecimento do radiador, imediatamente jorra um pouco pelo ladrão do reservatório.
    Não sei o que pensar.
    Será normal ou há algum problema?
    Vc pode me dar uma solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo!
      Sempre que vaza, você completa? Se sim, pode ser que o sistema esteja com o volume de fluido acima do máximo. Sempre que aquece, ele se expande (termodinamica) fazendo com que o excesso saia pelo ladrão.
      Se não for esse o caso, sugiro que procure um mecânico de confiança.

      Excluir
  18. Gostaria de saber se há alguma mola de suspensão dianteira de outra moto que sirva para shadow 600.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite.
    Preciso saber de qual moto posso comprar a mola da suspensão dianteira que seja compatível com shadow 600,pois não consigo compar mola nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não sei te falar.
      Tenta pesquisar no fórum moto custom. Lá costuma ter muita informação.

      Excluir
  20. Boa tarde . Tenho uma shedow 1999 .começou a acender luz de temperatura mesmo em alta. Arranquei o termostato e tá funcionando normal.

    ResponderExcluir