domingo, 12 de julho de 2015

AFINAL, O QUE É MELHOR? PNEU COM OU SEM CÂMARA?

Quando escrevi sobre as diferenças entre rodas raiadas e rodas de liga me veio a dúvida em relação ao uso de pneu com e sem câmara. Qual é melhor? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

O pneu sem câmara possui uma camada interna chamada liner. É uma fina camada de borracha que tem função impermeabilizante e reveste todo o interior do pneu, impedindo que o ar escape pelas camadas das lonas, tornando desnecessário o uso da câmara.

Outra diferença é a válvula. No pneu com câmara ela é fixa na própria câmara, enquanto no pneu sem câmara ela é fixada na roda.


O pneu sem câmara é muito mais seguro, pois quando fura, o próprio "prego" veda o furo ou quando não veda ele esvazia mais lentamente que a câmara de ar que esvazia rapidamente, o que pode levar à uma eventual queda.

Além do fator segurança, o pneu sem câmara pode ser consertado sem a necessidade de desmontá-lo. Com o auxílio do famoso macarrãozinho, que pode ser de grande ajuda dependendo da situação.

Crédito para a foto do Road Garage

Uma desvantagem que o pneu sem câmara possui é que se o aro sofrer algum empeno ou amassar ele vai esvaziar. Se acontecer isso com uma moto que utilize câmara ela vai continuar rodando normalmente, pois a câmara mantêm a pressão no pneu.

O pneu sem câmara é bem mais fácil de ser montado. Mas este serviço deve ser feito com todo o cuidado, verificando se os talões estão bem apoiados na flange do aro e se não há vazamentos. O talão de um pneu sem câmara tem construção especial e função de fixar o pneu no aro, impedir que ele gire e esvazie. Já o talão de pneu sem câmara é bem mais simples.


Lógico que o pneu sem câmara possui mais vantagens do que desvantagens, mas nem por isso o pneu com câmara não vale nada. E se você me perguntar:

Posso colocar um pneu sem câmara em uma roda raiada comum?
SIM e NÃO!

Em uma roda raiada os pontos de fixação dos raios funcionariam como ponto de perda de pressão o que não manteria o pneu calibrado.

Existem até alguns kits para essa adaptação, mas como nunca fiz, e não conheço ninguém que já tenha feito não tem como dizer se é eficaz ou não. Tem esse aqui onde é aplicada uma fita adesiva na parte interna da roda vedando os furos e esse outro onde são trocados os raios originais por raios especiais com vedação.

Uma boa opção para quem não tem rodas de liga na moto, não tem dinheiro para comprar uma Super Ténéré ou uma BMW que utilizam este tipo de roda aqui e nem mandar fazer uma já que esse tipo de roda combina a resistência/versatilidade dos raios e a segurança do pneu sem câmara, pode estar utilizando câmaras de ar mais grossas (utilizadas em motocross) e a vacina de pneus. Não vão ser a solução de todos os problemas, mas são boas medidas de  prevenção. Além disso, o mais importante é sempre andar com pneus de boa qualidade e em bom estado, independente dele ser com ou sem câmara. Isso já aumenta sua chance de evitar problemas indesejados.

27 comentários:

  1. Recentemente, a sogra me emprestou a Neo pra salvar a pátria, visto que a minha motoca está quebrada.
    Foram 4 furos em 3 dias, troquei por um pneu sem câmera, resultado? Vida tranquila, no meu caso, mil vezes o pneu sem câmera. Apesar que na minha moto uso o pneu com câmera.

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    1. Cara, isso que aconteceu com você não é normal.
      Um pneu com câmara pode furar? SIM!
      Ele vai furar? VAI!
      Mas vai ser um acaso. Se você andar com um pneus e câmaras em bom estado e bem calibrado dificilmente isso acontece. A não ser que você ande numa trilha de pregos, hahaha!
      Pode ter certeza que o que aconteceu com você foi devido à isso. Outra coisa que pode acontecer, é o borracheiro fazer um serviço mal feito e não retirar o "prego" do pneu ou a cola que ficou ruim.
      Mas com certeza o pneu sem câmara é bem mais garantido.

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  2. No geral, qualquer roda de liga leve aceita pneu sem câmara?

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    1. E ai meu camarada, tudo bom?

      Normalmente sim, desde que não tenha nenhum empeno.

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    2. Não, de jeito nenhum. Veja a ilustração acima. Não basta vedar o ar, necessita ter o perfil adequado para alojar o talão do pneu. Sem o encaixe perfeito o pneu pode se deslocar repentinamente e o ar vaza todo de vez.

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    3. Realmente Andreas. Bem observado, falha minha aqui.

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  3. Gostaria de saber se há algum problema usar um pneu com a específicão de com câmara, sem a câmara no liga leve da Titan 150.desde já grato...

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    1. Cara, desculpa a demora. Agora que estou voltando com o blog.
      Como disse na resposta abaixo, não sei dizer qual seria o resultado dessa troca. A Khelly por exemplo deve estar rodando com a moto dela sem maiores problemas. Se tiver com muita dúvida em relação ao assunto, sugiro que procure uma loja especializada em pneus. Lá eles podem de explicar de maneira mais técnica quais os prós e contras. E depois conta aqui pra gente.

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  4. Olá
    Tenho moto com roda de liga leve porem o borracheiro colocou pneu de câmera,mas sem Câmera isso pode ?

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    1. Olha, pode até estar funcionando mas não é a situação ideal. Como ilustrei no post os pneus possuem perfis diferentes para encaixes de cada tipo de aro. Não acho que vá comprometer a dirigibilidade ou a integridade do pneu, mas eu faria alguns testes como deixar o pneu com uma pressão menor e maior para ver se haveria algum problema de vazamento ou deslocamento da tala responsável pela vedação.
      Espero que tenha ajudado.

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  5. Bom dia
    Cara to numa duvida cruel
    Meu gosto por moto sempre foi as trail
    Agora estou finalizando um consorcio em uma XRE 190
    Mas fico pensando em passar para a cb twister, justamente pelo fator peneu sem camera

    O que acham ?

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    1. Ae meu camarada, gostei tanto da sua pergunta que fiz um post para te responder. Dá uma conferida aqui:

      http://barbadosbrotherhood.blogspot.com.br/2017/02/duvida-sobre-qual-moto-comprar.html

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  6. Orbigado amigo.. valeu pela atenção.. gostei do post
    Me ajudou bantente
    Assim que.comprar eu falo sobre a.experiencia valeu abraços

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  7. Excelente post. Você sugeriu que da pra "mandar fazer" rodas como a das BMW 1200gs. Conhece alguem que faça o serviço ou media de preço? Obrigado

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    1. Fala Charles, beleza?
      Cara, uma oficina especializada em customização poderia sim fazer o serviço. Teria que pesquisar ai na sua região.
      Abraço!

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  8. Na minha opinião, o maior problema são câmaras de ar de péssima qualidade.
    Quando for comprar, o ideal para o nosso terreno é borracha 100% natural.
    Uma marca que recomendo é a marca FANN. Veja o site da empresa que vende, tem outras informações: http://www.emtecorp.com.br/fabrica-camara-ar-moto

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  9. Uma dúvida... Pneu sem Câmara de liga leve não roda se tiver empenado? Ou depende o qnto está empenado?

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    1. Depende. Se o empeno for pequeno e não prejudicar a vedação, vai rodar sem problemas.

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  10. Uma dúvida: o pneu traseiro da minha neo 125 furou, e colocaram uma câmara até que eu compre outro pneu. Mas... Como devo calibra-lo então ? O normal pede 36 e 36 mas pode ser a mesma calibragem estando agora com uma câmara ?

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    1. Tem que ver a especificação da câmara, mas acredito que vai ser sim a mesma pressão. Tenta trocar uma ideia com seu mecânico.

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  11. Olá, comprei um pneu com camara mais foi colocado na borracharia sem cámara tem algum problema usar um pneu que foi feito para o uso de cámara, mas foi colocado sem? Nem sei se conseguir explicar bem haha.

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    1. Bom dia amigo. Normalmente o pneu que utiliza a camara não possui a vedação ideal para a roda de liga. Conforme a foto que coloquei no post, essa diferença na tala é responsável pela vedação e isso te confere maior segurança para rodar. Pessoalmente, eu não ficaria confortável nessa situação.
      Abraço!!!

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  12. Ola tenho uma duvida da para usar camara em uma roda liga leve?

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  13. Pneu sem câmara da mais dor de cabeça

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  14. Bom dia .
    Me ajudou e também esclareceu com todas perguntas e respostas , gostei !

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