Em outubro do ano passado havia postado que a Ténéré estava apresentando problemas na injeção. De lá pra cá foram duas intervenções no sistema sem sucesso. A moto tinha dificuldade na partida, não mantinha a baixa rotação constante e transitar dentro da cidade estava impossível devido à essa variação. Sem contar o fato que em dias de chuva era parar no sinal que a moto morria.
Acabei ficando muito insatisfeito pelo serviço prestado pelo mecânico anterior e acabei procurando outra oficina através do meu amigo Bolinha. O Júlio é o mecânico responsável pela preparação da moto de trilha do Bolota e foi só eu explicar o problema que ele me passou tudo que tinha de ser feito. Limpeza de todo o sistema de injeção, troca dos reparos, ajuste das válvulas, limpeza do filtro de ar (nesse aqui ele me ganhou) e teste de funcionamento.
Deixei a moto lá na segunda a noite e na terça já estava pronto. Além da manutenção do sistema foi necessário trocar o cachimbo de vela (que estava dando juga de corrente) e o Júlio disse para tirar o cabo ibooster imediatamente, pois ele não trás vantagem alguma.
Além disso foram trocadas as pastilhas de freio dianteiras/traseiras e lâmpada de freio.
Abaixo os valores das peças e serviço.
-Cachimbo de vela NGK: R$70,00
-Pastiha freio diant/tras Corbeg: R$90,00
-Lâmpada freio: R$4,00
-Ajuste injeção: R$50,00
Não foi nenhum valor absurdo e a moto voltou ao normal. Depois de um bom tempo deu pra sentir o motor 250cc da Yamaha novamente. Obrigado à equipe da Moto Garra, e como disse ao Jean vocês ganharam um novo cliente.
Legal quando encontramos um mecânico decente pra mexer nas motocas, eu por exemplo uso 02, um deles fica do lado da moto-peças, utilizo os serviços dele para coisas simples, trocas de pastilhas, óleo, etc, pois ele é mais "barateiro". Já para diagnósticos e regulagens mais delicadas, uso um outro que entende tudo desse motor yami 250 (tenho uma Fazer), a única desvantagem é ser mais caro pela qualidade, mas vale a pena! Se bem cuidado, esse motorzinho é quase eterno, é valente demais, na verdade se toda moto fosse resistente assim, os mecânicos morreriam de fome hahaha.
ResponderExcluirPois é Serginho, desde a manutenção no começo do ano não tive mais nenhum problema. A moto continua uma beleza, tem dado média de consumo acima de 30km/l e já to quase chegando nos 100k km.
ExcluirTenho uma Ténéré 250 2013
ResponderExcluirAlgo está me preocupando
Ela tem dado média de combustível de 21 km/l e eu não consigo saber o porquê.
Vc me daria alguma dica?
Opa, resposta aqui em baixo 👇🏻
ExcluirBom dia meu camarada!
ResponderExcluirEssa questão de consumo pode ser uma série de fatores:
Filtro de ar sujo, sistema de injeção sujo, gasolina ruim, comando de válvulas desrregulado
Realmente, pelo que conheço desse motor a média está bem abaixo. Te aconselho a procurar um bom mecânico e fazer uma revisão na motoca. Ela merece!!