quarta-feira, 13 de julho de 2016

OS DESAFIOS E PRAZERES DE SE FAZER A PRÓPRIA CERVEJA

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe do meu amor pelas cervejas especiais. E desde o início do ano estou envolvido com o projeto de fazer minha própria cerveja, juntamente com o meu brother Diego. De lá pra cá dividi o tempo entre faculdade, um passeio de moto aqui e um churras ali para colocar essa ideia em prática. Foram algumas semanas entre comprar todos os utensílios, montar um brew stand até a primeira brassagem.



Com todo o aparato montado, só faltava colocar a mão na massa. Compramos o malte já moído para evitar problemas (vou me aprofundar nesse assunto, assim que fizer a primeira moagem) e facilitar a produção da cerveja que foi escolhida, uma IPA. Mesmo assim tivemos alguns imprevistos durante a brassagem, como um pouco do malte que deixei entornar no chão, ou o mosto que entornou um pouco durante a fervura. Falta de experiência, mas nada que comprometesse a produção.


Fiquei um pouco paranoico com a sanitização (acho que todo cervejeiro caseiro tem essa noia), mas depois de 5 semanas pude tomar a cerveja que eu fiz. Foi uma das melhores sensações que já tive. Melhor que fazer o próprio churrasco, já que nesse caso tem toda a espera e ansiedade para saber se vai ficar boa, se não contaminou, se vai gasificar, enfim é algo que não tem preço.


Não vou fazer um review da minha própria cerveja porque modéstia a parte ela ficou boa pra caralho, mas posso dizer alguns dados sobre ela como a coloração, aromas e corpo que ficaram dentro do esperado, o teor alcoólico ficou em 5,25% vol. Uma coisa que posso dar certeza é que a partir de agora vou em busca de fabricar novas cervejas e criar receitas, pois esse é um caminho sem volta!

4 comentários:

  1. Parabéns por conseguires realizar este sonho!
    Só faltou mostrar a imagem da garrafa e o preço no varejo.
    rsrsrsrsrs!
    Se conseguires colocar à venda em um Záffari aqui de Porto Alegre me avisa que vais ter mais um consumidor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eduardo! Mais uma vez muito obrigado pela visita.

      Cara, estamos com planos de comercialização e trabalhando no desenvolvimento da marca. Pretendemos inicialmente entrar no mercado regional e expandir depois. Dá uma procurada no Instagram @barbadosbrotherhood lá tem algumas fotos que não postei aqui.

      Grande abraço e saudações cervejeiras!

      Excluir
  2. parabéns. desejo sucesso em sua nova atividade. a dedicação, como apaixonado que é,ficará mais fácil o sucesso.boa sorte. quando engarrafar e colocar a venda avise. quero provar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Americo!
      Pode deixar que aviso sim. Além da marca, estamos trabalhando no desenvolvimento de novas receitas e em breve teremos novidades.

      Grande abraço e saudações cervejeiras!

      Excluir