quarta-feira, 18 de outubro de 2017

TÉNÉRÉ - UPDATE REVISÃO 80 MIL KM

Após a revisão verifiquei alguns problemas na moto e como havia escrito o post anterior sem fazer o uso rodoviário da moto não foi possível verificar nenhum problema.

Lembra do desgaste prematuro do pinhão e da corrente. Depois do ajuste fino feito na revisão, a transmissão começou a fazer muito barulho novamente. Voltei na oficina para verificar e haviam mais 3 elos partidos (no local da emenda que havia sido realizada anteriormente). O pinhão também sofreu a mesma deformação que o anterior, o que leva a crer que a corrente não é de boa qualidade como havia indicado anteriormente o meu próprio mecânico. E como prova do nível de conhecimento, ele entrou em contradição dessa vez, dizendo que "essas correntes com retentor não são boas, vivem dando esse tipo de problema. Não tem pinhão que aguente". Resumindo, tive que fazer outra emenda na corrente e acabei colocando outro pinhão novo (VAZ, que custou R$50,00) com o intuito de diminuir o barulho. O anterior, que já era uma substituição rodou ainda menos que o primeiro, apenas 7,8 mil quilômetros.


Vale ressaltar que o barulho chega a incomodar e é um dos primeiros sinais de problema, caso a corrente esteja bem regulada. Mas o principal problema provocado por esses elos quebrados é o aumento de tensões excêntricas provocadas na corrente durante o movimento. Com a rotação da transmissão e peso (piloto + carona) a corrente fica frouxa em determinados pontos e muito tensionada em outros, o que pode provocar até uma quebra e consequentemente aumentar o risco de uma queda. No meu caso, a pilotagem no asfalto ficou ruim pois o excesso de tensão fez com que a moto tivesse perda de potência já que precisava de mais energia no sistema de transmissão para manter-se em movimento. Com a troca do pinhão e substituição dos elos quebrados, a pilotagem melhorou um pouco e o barulho diminuiu, mas não ficou do jeito que deve. A intenção é fazer com que esse restante de kit dure pelo menos mais uns 10 mil quilômetros e realizar a troca por um novo kit original (importado).

Outro probleminha que percebi durante o uso rodoviário, foi que a frente da moto estava vibrando demais. Logo de cara o mexânico disse "é a caixa de direção que está bamba. Aperta ai fulano". Não resolveu e no outro dia decidi verificar a roda, afinal os raios haviam sido trocados e a roda poderia ter ficado empenada. E ela estava um pouquinho fora de centro, mas muito pouco, não o suficiente para fazer com que a moto vibrasse tanto. Nessa mesma verificação foi possível ver que o pneu estava muito mais excêntrico que a roda. E não deu outra, havia sido montado fora de centro em relação ao aro. De volta à oficina, o pessoal tirou, colocou, tirou de novo. Melhorou um pouco, mas ainda não está 100%. Esse é um problema que ainda não tive ideia de como resolver, afinal de contas o pneu ainda roda por um bom tempo e trocar ele agora não é uma opção. Quero ver se consigo levar a moto em outra oficina esse final de semana para tentar centralizar ele e resolver o problema da vibração.

E alguém me explica, como o cara desamonta a moto e não verifica nada desse tipo? Outra coisa que já me deixou puto anteriormente e foi negligenciado de novo. Os caras nem olham o filtro de ar. Pode estar todo preto, que eles nem tiram ele do lugar. Enfim, esse post vem como dica e desabafo ao mesmo tempo. Tá na hora de buscar uma oficina com mais qualidade.

No final das contas a moto não está tão redondinha assim, mas vamo que vamo!

Um comentário:

  1. Velho, sei bem como são esses "mexanicos", sofri um acidente a um tempo e por causa de Nota Fiscal, fui obrigado a levar a moto (Fazer 250) em outro mecânico, após o conserto, senti a moto pesada, resultado: o freio dt travou no disco no meio da rua, chamei o mexanico pra me socorrer, foi lá desmontou precariamente o sistema de freios e fomos pra mecânica onde ele culpou o manete pelo defeito e efetuou o reparo da peça, e indagado sobre uma possível avaria no disco, negou. Já na saída senti o manete novo dando uns solavancos nas frenagens, segundo ele era normal, precisava amaciar a peça, mas após 1 semana o problema não cessou e fui em outro mecânico, resultado: disco empenado, pastilhas detonadas e o tal manete novo, o cara havia cortado um pedaço do batente pra não travar mais, então mais um manete pra conta. Foda que como nosso conhecimento de mecânica é pequeno, muitas vezes ficamos a mercê desses picaretas, que além de não consertarem a moto/carro, acabam por agravar o problema ou ainda criar outros.
    Mas já voltei pro meu mecânico de confiança e vida que segue! Negócio é rodar!
    Abraço e boa sorte nos perrengues.

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